Marabu Academy: O papel da indústria na qualificação profissional

BPF (“Boas Práticas de Fabricação”)

fev 5, 2024 | Impressão Digital

Conteúdo 

  1. O que significa “GMP”?  
  2. O que isso tem a ver com tintas de impressão?  
  3. Qual é a diferença: BPF vs. baixa migração? 
  4. Como é implantado o BPF em Marabu?  
  5. O que é preciso para um produto em conformidade com as BPF? 
  6. Procedimento  
  7. Exceções  
  8. Contatos  

 

  1. O que significa “BPF”?

GMP (“Good Manufacturing Practice”) é uma parte da garantia de qualidade usada nas indústrias farmacêutica e alimentícia para garantir que os produtos sejam fabricados de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos. Os requisitos de BPF são definidos em várias diretrizes e regulamentos e se aplicam à fabricação, embalagem, armazenamento e documentação de produtos para garantir sua qualidade, segurança e eficiência.  

  1. O que isso tem a ver com tintas de impressão?

Não existem regulamentos legais de BPF para tintas de impressão propriamente ditas. Mas uma vez que os produtos finais impressos, por exemplo, materiais em contato com alimentos, podem estar sujeitos a requisitos legais de BPF, os fabricantes destes produtos também exigem informações/normas de qualidade adicionais da tinta de impressão. 

Como membro da European Printing Ink Association (EuPIA), introduzimos a versão atual do GMP “Printing Inks for Food Contact Materials”. Este BPF inclui requisitos sobre a composição do produto, qualidade e gestão de higiene.”  

1Estas Boas Práticas de Fabrico (BPF) foram preparadas pela Associação Europeia de Tintas de Impressão (EuPIA), um setor do Conselho Europeu da Indústria de Tintas, Tintas de Impressão e Cores de Artistas (CEPE) para ajudar a controlar os perigos para a segurança alimentar na concepção e fabrico de tintas, vernizes e revestimentos concebidos para serem impressos em Materiais de Contato com os Alimentos (tintas FCM),  e formulado para utilização nas superfícies de contato não alimentar ou em contato com os alimentos das embalagens e objetos destinados a entrar em contato com os alimentos.   

Os produtos desenvolvidos e fabricados em conformidade com estas BPF estão a apoiar os fabricantes de materiais em contato com os alimentos no fornecimento de produtos em conformidade com a legislação aplicável na Europa para materiais e objetos destinados a entrar em contato com alimentos, tais como o Regulamento-Quadro (CE) n.º 1935/2004 e o Regulamento (CE) n.º 2023/2006 relativo às BPF. 

Fonte1: https://www.eupia.org/key-topics/food-contact-materials/good-manufacturing-practice-gmp/  

  1. Qual é a diferença: BPF vs. baixa migração?

GMP refere-se à aderência a padrões de qualidade predefinidos para garantir uma qualidade consistente e definida. As BPF são, portanto, uma “declaração de qualidade” e não uma “declaração de conformidade”. A conformidade do produto final impresso depende não só da tinta em si, mas também de vários parâmetros de impressão (substrato, condições de secagem/cura, etc.). Por conseguinte, esta questão deve ser sempre verificada individualmente. O termo “baixa migração” (“apenas muito poucas substâncias migram”) é, portanto, confuso e deve ser questionado, porque sugere conformidade para o produto final impresso, que só pode ser aplicado em condições de aplicação muito específicas. Além disso, “baixa migração” não diz nada sobre qualidade consistente em caso de dúvida. 

Portanto, anunciamos nossas tintas de impressão para esta área de aplicação como “compatíveis com EuPIA GMP”.  

  1. Como é implantado o BPF em Marabu?

Com as séries Ultra Pack UVFP e Tampa® Tex TPX, oferecemos duas séries que são produzidas de acordo com os requisitos EuPIA GMP para contato indireto com alimentos.   

Isso inclui não apenas a seleção de matéria-prima e o controle de entrada de matéria-prima, mas também a documentação das etapas de produção, o controle de qualidade de cada lote de produção até a determinação dos clientes que recebem um produto em conformidade com as BPF.  

  1. O que é preciso para um produto em conformidade com as BPF? 

Com a tinta de impressão, fornecemos  um  dos três blocos de construção para um produto final compatível com GMP, a conformidade final só pode ser determinada considerando simultaneamente as condições do processo e o substrato. 

A fim de produzir um material em contato com os alimentos conforme, é, por conseguinte, necessária uma estreita cooperação com o fabricante da tinta de impressão FCM e o fabricante do material em contato com os alimentos.  

Portanto, é essencial que o pedido seja conhecido antes que uma recomendação possa ser feita para uma tinta de impressão. As recomendações para as tintas FCM só podem ser feitas por pessoal especialmente treinado.   

  1. Procedimento

Devido aos requisitos legais e rastreabilidade, a conformidade GMP se aplica a todos os tons padrão TPX e UVFP produzidos e envasados na Marabu Alemanha. Para a UVFP, isso já acontece há vários anos, e para a TPX a partir da semana 18/2023 (código de lote 318).    

Se necessitar de uma confirmação de conformidade para uma tinta personalizada TPX ou UVFP, os nossos contatos mencionados no ponto 8 irão obter informações específicas com base num questionário.  

Após uma avaliação de adequação para o uso pretendido, um procedimento adequado pode ser recomendado pelo nosso departamento de segurança do produto. 

Fornecimento dos seguintes documentos por Marabu: 

– Ficha Técnica 

– Ficha de Dados de Segurança (SDS) 

– Declaração regulatória 

– Transferência de formulação para institutos de teste (com NDA) 

Observe que este procedimento está associado a custos adicionais significativos e, portanto, só é apropriado no caso de uma confirmação de conformidade obrigatória.  

Os clientes que usam TPX ou UVFP, mas não exigem confirmação de BPF de acordo com EuPIA para FCM (Food Contact Material), recebem tintas personalizadas sem confirmação de conformidade como UVFP-N ou TPX-N (    N = NON-GMP). 

  1. Exceções

Para os produtos em conformidade com as BPF listados na respectiva Ficha de Dados Técnicos, é implementado um padrão de produção particularmente elevado, que, entre outras coisas, também representa um fator de custo devido a análises exaustivas. Isso simplesmente não é viável com muitas matérias-primas usadas em tintas personalizadas ou de efeito.   

  1. Contato

O aconselhamento e o suporte são fornecidos pelos nossos especialistas do segmento de Embalagens Sensíveis: 

 

Embalagem/Serigrafia: 

Pascal Iffland: if@marabu.com  

Alexander Suckfüll: suc@marabu.com   

Impressão sensível/tampada: 

Sabrina Brenneisen: kur@marabu.com 

Boris Maricic: mbo@marabu.com 

Share This