O que é sinônimo de máquina parada na indústria gráfica? Prejuízo! Diversos motivos levam à inatividade de equipamentos, como a falta de manutenção e o uso de insumos de baixa qualidade. Mas, muitas vezes, o problema está no estoque de tinta.
Colocar em produção uma alta demanda sem um planejamento adequado do uso de tinta pode levar a uma grande falha, que envolve variação de cores nos lotes de impressão e atraso na entrega.
É devido a esse motivo que hoje falaremos sobre a importância da realização de uma boa gestão de estoque de tinta para que haja um produto de qualidade e produção eficiente.
Acabou a tinta, e agora?
Digamos que você esteja à frente do controle de qualidade de uma gráfica, seja ela destinada à impressão digital, serigráfica ou até mesmo tampográfica. Um alerta vermelho surge em meio à impressão em larga escala e a tinta está acabando, o que deve ser feito?
A resposta é simples, abastecer os equipamentos e dar continuidade ao trabalho. Mas existe um “porém”. Uma das cores utilizadas para impressão não está mais disponível no seu estoque.
O epicentro deste problema surgiu logo quando a demanda foi colocada para impressão sem que se houvesse a checagem ou até mesmo uma previsão da quantidade de tinta que seria utilizada para essa entrega, antes mesmo do processo de acerto de máquina.
O segundo ponto negativo encontra-se no fato de não haver um estoque de tinta reserva para que ele fosse utilizado em situações como essas. Será que a melhor saída neste momento é buscar o fornecedor?
O fornecedor e o estoque de tinta
Emergências acontecem, isso é comum. Mas para situações como essas é necessário contar com um fornecedor que conheça o segmento da sua gráfica e saiba da importância da repetibilidade de cor para entrega de uma impressão de qualidade.
Um outro ponto importante é saber se ele conta com estoque de tinta disponível para lhe atender em situações emergenciais. Uma vez que isso não seja possível, o seu tempo de inatividade de máquina se torna maior, impossibilitando que até outros projetos sejam rodados, pois o processo de conversão levará tempo e acerto.
Em um artigo do nosso blog falamos sobre quais pontos precisam ser observados antes de escolher um fornecedor, clique aqui para ler.
Planejamento é o segredo
Para que paradas de equipamentos por problemas no estoque de tinta sejam inexistentes, é preciso planejar antes de imprimir. Por isso, é essencial que um cálculo seja realizado para que haja uma estimativa de quanta tinta será usada.
É fundamental ressaltar a importância de trabalhar com uma margem maior de litros a serem usados, pois desta maneira a sua produção não ficará desamparada caso um imprevisto ocorra durante um processo de impressão.
Por que a Marabu?
Nós da Marabu entendemos o quão grave é ter máquinas de impressão paradas por falta de estoque de tinta. É por esse motivo que contamos com um estoque focado em auxiliar nossos clientes em momentos emergenciais.
Assim, a qualidade na entrega é ainda maior. Pois você utilizará uma tinta de qualidade com repetibilidade de cor e a mesma densidade que foi adotada nos primeiros lotes de impressão. Conte com a Marabu para levar eficiência e produtividade para sua gráfica.