Se você já atua há anos no mercado gráfico, deve saber que Gutenberg foi o pioneiro da impressão lá em 1456, quando usou tipos de metais para imprimir a bíblia. Bem, se Gutenberg estivesse vivo com certeza se surpreenderia com a impressão digital.
A impressão digital surgiu no final do século XX, prometendo um trabalho impresso rápido e de qualidade. Porém, esses não são os únicos benefícios.
Mas o que é a impressão digital?
Ao contrário da impressão offset, a digital não faz uso faz uso de chapas de metais durante o processo.
É importante ressaltar que essa técnica nasceu juntamente com os computadores, trazendo, assim, uma revolução para a impressão, tendo em vista que há a possibilidade de que alterações sejam feitas no arquivo que está sendo impresso. O que reduz o custo, já que não é necessário realizar a gravação em uma nova chapa.
Dentro do processo de impressão digital é possível encontrar três técnicas:
Impressão a laser
Ela é feita por meio da eletrofotografia, ou seja, o tambor ou esteira recebe uma carga positiva de eletricidade estática. Desta maneira, a imagem é projetada sobre a superfície que recebeu energia e repele as regiões de contragrafismo para realização do processo de impressão.
Magnetografia
Aqui o tambor passa por um revestimento magnético, assim a imagem é criada no próprio tambor, depois é exposta a partículas magnéticas para a impressão ser realizada. Esse processo é bastante comum em indústrias gráficas que trabalham com o papel.
Impressão a jato de tinta
Essa técnica é uma das mais democráticas dentro da impressão digital, pois ela pode ser utilizada para diversos tipos de suportes, como: papel, metal, madeira, plásticos e outros. O processo é feito com jatos de tintas que seguem as instruções do arquivo digital que foi enviado para impressão.
Os benefícios da impressão digital
Vantagem econômica
Como comentamos no início desse nosso artigo, a principal diferença entre a convencional e a digital é o fato de não ser necessário a confecção e o uso de chapas (matrizes fixas) na hora da impressão, reduzindo o custo do setup do trabalho a ser produzido na hora da produção.
Um outro ponto importante com relação a questões econômicas, é que na impressão digital a possibilidade de P.O.D (print on demand ou impressão sob demanda) é bem maior, o que aumenta o fluxo de impressões a serem feitas e, consequentemente, traz mais ganhos financeiros.
Prazos de entrega
Não podemos falar sobre impressão digital sem tocar em um ponto importante, que é o prazo de entrega – esse tipo de impressão possibilitou a redução de tempo de entrega. Tendo em vista que não é necessário a gravação de chapas e que o teste sai na hora.
Possibilitando, assim, que os ajustes de cores e até mesmo correções de imagem e texto sejam feitos no mesmo dia. Esse ponto é essencial para grandes marcas que lançam produtos e campanhas com alta frequência.
Personalização dos dados
É por meio dessa impressão rápida que é possível personalizar cada vez mais o que é solicitado pelo cliente, já que o arquivo pode ser modificado para atender exclusivamente a necessidade do consumidor. Assim, é possível entregar algo de qualidade em um tempo muito menor.
Conectada com o mercado e o consumidor
Tudo está em constante transformação, e não é diferente quando falamos sobre a impressão digital. O fato de estar associada à tecnologia de ponta faz com que o digital se aquede melhor às mudanças de mercado e exigência do público, que ao longo dos anos foi modificada devido ao uso da internet.
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