4 cuidados para não ter problemas com a impressora para sublimação -

Imagine que a sua gráfica com impressora para sublimação precisa entregar um lote de impressão em uma semana para um novo cliente, mas na hora de rodar a impressão a máquina simplesmente para ou apresenta divergência de cor. E agora?

Existem vários fatores que podem prejudicar o funcionamento da máquina e entre eles estão a falta de manutenção preventiva, tinta sem a devida qualidade ou compatibilidade e a limpeza inadequada. No texto de hoje daremos algumas dicas para que você aumente a produtividade da sua gráfica.

A manutenção é necessária

Para garantir o bom funcionamento da impressora para sublimação é necessário que haja periodicamente a manutenção da máquina. Desta forma, possíveis problemas podem ser identificados antes que causem grandes estragos na hora da impressão no substrato ou simplesmente provoquem uma parada no funcionamento durante a impressão de uma alta demanda.

Os fabricantes de impressora de grande porte oferecem assistência técnica em caso de parada total, porém o reparo pode ser demorado. Isso impacta diretamente na entrega do material, perda de produtividade e desconforto no relacionamento com o seu cliente.

Consulte o manual ou entre em contato com o fabricante para se certificar sobre qual é o período indicado para realização da manutenção. É essencial que os colaboradores sejam orientados a sinalizar qualquer tipo de alerta da impressora ou de falha na impressão.

Impressora para sublimação: A limpeza é importante

Grande parte das falhas de impressão no substrato deve-se pela falta de uma limpeza correta na cabeça de impressão da máquina. O acúmulo de tinta de uma demanda passada pode simplesmente fazer com que outros trabalhos sejam prejudicados.

Além disso, resíduos do ambiente da própria gráfica podem ficar armazenados no cabeçote, como poeira, por exemplo. Para que isso não aconteça, a limpeza da impressora para sublimação deve ser feita antes e depois de um processo de impressão.

Leia mais: Tinta de sublimação: 6 pontos que merecem atenção

A máquina precisa de um estímulo

Outro ponto importante é que a máquina não pode ficar desligada por mais de três dias. Isso porque, ao não utilizá-la, a tinta fica parada no tanque e pode causar o entupimento dos tubos. Desta forma, as cores podem ser impressas em tonalidades diferentes das que foram definidas no projeto gráfico.

Então, recomendamos que ligue a máquina todos os dias, mesmo que não haja demanda de impressão. Pois, ao ligá-la, a impressora para sublimação se encarrega de fazer uma autolimpeza, evitando, assim, o entupimento dos tubos.

Tinta de qualidade e compatível

Redução de custos na hora da produção é algo muito vantajoso, porém isso pode acabar custando a qualidade da entrega de muitos trabalhos. Então, antes de fazer a compra de um lote de tintas é preciso ter algumas garantias.

A primeira está ligada à compatibilidade da tinta com a impressora para sublimação. Ao comprar uma tinta que não é recomendada ou homologada, há grandes chances de danificar a cabeça de impressão.

Já em relação ao processo de sublimação em impressão em papel, não há problemas com a aderência no substrato.