Alguns problemas que ocorrem na impressão de rótulos e etiquetas podem estar relacionados desde o substrato a ser impresso, como problemas no equipamento e na tinta impressa.
Neste artigo vamos explicar o porquê o substrato se torna um problema na hora da impressão. Confira.
Problemas nos equipamentos
Quando falamos de equipamentos, podemos encontrá-los com deficiência de secagem nas lâmpadas UVs ou até mesmo quando a lâmpada não tem potência suficiente para polimerizar a tinta na velocidade desejada.
Esse tipo de deformidade no equipamento acarretará um problema de secagem, que levará a vários outros impasses como: falta de aderência, falta de resistência química, problemas de sobreposição com outras tintas, repelência da tinta e do verniz sobreposto.
Como os substratos podem ser o problema?
Há outros tipos de problemas que ocorrem na impressão de rótulos e etiquetas e estão relacionados a problemas de substratos, como a realização de um tratamento insatisfatório ou a falta dele.
Filmes em geral devem ter uma tensão superficial maior que 44 Dynas para se ter uma boa aderência de uma tinta Flexo, Offset e serigrafia rotativa Uv.
O tratamento ruim em um filme a ser impresso poderá causar problemas de bolhas, casca de laranja e falta de cobertura da tinta (devido ao mau alastramento), olho de peixe, crateras e o mais grave de todos, a falta de aderência da tinta ao substrato.
Leia também: Conheça as tintas da Marabu para impressão em cartão plástico
Cuidados no tratamento para impressão de rótulos e etiquetas
Uma vez que os outros defeitos na impressão de rótulos e etiquetas podem ser, de uma maneira geral, corrigidos com a adição de aditivos na tinta. Muitos filmes já vêm com tratamento de fábrica, como primers ou tratamento corona.
Entretanto, esse dilema causado pela falha no tratamento pode ser corrigido no momento da impressão com a adição de um tratamento corona, antes da impressão, que fará com que a tinta dê a aderência necessária ao suporte.
Existem materiais que possuem a características para um melhor tratamento pela sua característica física, como filmes de PVC.
Por outro lado, filmes de BOPP, poliéster, PE e PET, temos que ter o cuidado redobrado, pois são substratos muito utilizados para impressão de rótulos e etiquetas pelas suas características de resistências físicas.
Em alguns casos, a característica pode apresentar dificuldades de tratamento e como consequência a falta de aderência das tintas impressas.
Como podemos perceber, como qualquer tipo de impressão em rótulos e etiquetas com um conjunto de fatores farão com que você alcance seus objetivos.
Entende-se que, para ter um processo de impressão de substrato (filmes) perfeito, é necessário unificar o tratamento, equipamento e as tintas, para que consigam atingir a excelência em qualidade de impressão. Para saber mais sobre nossas tintas, conte com a ajuda de um de nossos revendedores.