Existem atualmente no mercado diversos tipos de impressão, e uma delas é a sublimação, que pode ser usada em aplicações de diferentes substratos. Mas afinal: o que é sublimação e quais são os benefícios dessa técnica?
A sublimação foi descoberta em 1957 pelo Noël de Plasse. Ele era funcionário de uma empresa têxtil francesa e percebeu que durante o processo de estamparia havia determinados pigmentos que passavam do estado líquido para o gasoso ao serem expostos a uma temperatura de 190°C.
Hoje, falaremos sobre os principais tipos de aplicação onde a sublimação é aplicada.
Conheça as aplicações?
Quando chegamos ao assunto o que é sublimação não podemos deixar de falar sobre o setor têxtil, para sermos mais específicos, a estamparia.
Sublimação na estamparia
Ao longo dos anos as tintas para sublimação chegaram a outro patamar e as tintas digitais passaram a ser utilizadas em impressão de larga escala. Mas há pontos de atenção que precisam ser analisados principalmente quando falamos sobre o desenvolvimento de uma nova coleção de roupas.
Garantir a repetibilidade de cor nesse processo é um fator determinante para a venda da peça final, pois caso existam lotes com cores distintas isso leva a um grande prejuízo financeiro para a marca que assina a coleção e para a empresa que realizou a estampa dos tecidos.
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Comunicação visual em tecido
A sublimação é uma técnica que pode ser usada para comunicação visual voltada para a divulgação de uma empresa. A alta qualidade de impressão dessa técnica faz com que ela seja aplicada em wind banner ou fly banner, como muitos costumam chamar.
Esse tipo de material normalmente fica exposto em ambiente aberto, logo está sujeito às condições climáticas, como chuvas e calor. Por isso, quando falamos sobre o que é sublimação é necessário atenção com a tinta que será utilizada para impressão.
A tinta sublimática precisa ter alta pigmentação e resistência, só assim é possível garantir que o material dure por muito mais tempo e não sofra alterações na coloração.
O que é sublimação e o fotoproduto?
Outra aplicação de sublimação é na produção de fotoprodutos e brindes. Com um foco em produtos totalmente personalizados para o cliente, que podem ser impressos em pequenas e largas escalas.
Aqui, como nas outras aplicações, a qualidade da impressão dependerá 100% dos materiais que serão utilizados, desde o substrato (tecido, caneca, chinelo ou etc.) até a escolha da tinta. São esses pontos que garantem que a impressão não saia com falhas brancas, afetando completamente o produto final.
É significativo lembrar que a sublimação tem uma melhor aderência em tecidos que sejam sintéticos, como o poliéster. Quanto mais poliéster tiver a composição do tecido melhor será a qualidade de impressão.
Grandes marcas fazem o uso do fotoproduto para garantir experiências ao consumidor final. Por exemplo, uma grande marca do país investe em necessaires estampadas para um kit de presente do Dia dos Namorados. Em muitas situações é comum que a venda se esgote rapidamente, o que leva à necessidade da produção de novas necessaires com uma determinada urgência.
É por esse motivo que se deve contar com um fornecedor que tenha uma distribuição contínua e garanta a entrega de tintas certificadas.