Conheça 3 problemas de impressão na tampografia

3 problemas de impressão na tampografia

maio 6, 2021 | Tampografia

Consideramos o processo de impressão tampográfica muito abrangente, tendo substratos a serem impressos dos mais variados tipos de matérias-primas, diferentes composições e formatos que trazem um desafio a mais para as empresas que fazem os trabalhos de impressão, neste processo, é possível surgir as dificuldades e problemas de impressão.

Esses problemas são ocasionados devido a essa imensa variedade de materiais a serem impressos, como falta de aderência, estática (muito conhecida com teia de aranha pela sua aparência), peças ou frascos que riscam quando são empacotados – ou mesmo no final da linha de impressão, secagem lenta ou muito rápida da tinta (dependo da velocidade do processo).

Além de manchas, bolhas, falta de resistência física e química, dificuldade de transferência da tinta para o substrato. Geralmente um problema muito enfrentado, é a falta de cobertura da tinta para cobrir substratos escuros, pois a camada de impressão da tinta tampográfica é muito fina.

 

Problemas de impressão na tampografia em pequenos e altos volumes

Para pequenos volumes, os problemas de impressão apresentados acima causarão grandes perdas de produção, pois não existem margens para erros e perdas de matérias, e a não entrega do pedido ao cliente impacta diretamente no faturamento da empresa.

E para altos volumes, quando se percebe um problema, muitas peças já podem ter sido impressas, por mais controle que a empresa possa ter e o retrabalho possa ser realizado. Provocando um custo adicional de mão de obra, horas extras e gastos com matérias-primas que não estavam nos custos do produto, gerando perdas no faturamento e descrédito perante o cliente por atrasos de entrega.

Esses problemas de impressão tampográfica estão relacionados diretamente ao processo que o engloba do início ao fim: substrato, tratamento, tampão, clichê, tinta, temperatura ambiente e umidade relativa.

Leia também: 6 benefícios que só os clientes da Marabu têm

 

A qualidade dos insumos também pode gerar problemas de impressão

Dos problemas técnicos que o processo tampográfica pode apresentar, vamos falar inicialmente da qualidade dos insumos utilizados.

O conjunto de clichê com uma profundidade não adequada e tampão com uma dureza não apropriada ao trabalho a ser realizado poderá causar, por exemplo, a falta de cobertura da tinta, estática e problemas de transferência.

Antes do início de qualquer impressão, existe a necessidade de se avaliar se o substrato a ser impresso necessitará de um tratamento (flambagem, corona, plasma) ou uma simples limpeza com algum tipo de produto, ou mesmo a aplicação de um primer para de aderência.

Com essa avaliação inicial, uma grande parte do que pode acontecer de problemas nas impressões poderá ser resolvida, pois, a falta de tratamento do substrato leva à falta de aderência.

Estes problemas de impressão são identificados quando são realizados os testes de “unha”, muito frequentes (apesar de não serem padronizados) e falta de aderência na “fita adesiva”.

A falta de cobertura, formação de bolhas e estática podem ser causados pela deficiência dos insumos, como citados acima: tampão, clichê e mesmo com a utilização incorreta da tinta.

Os ajustes de processo se fazem necessários para o desempenho melhor do equipamento e insumo (tinta), visto que a mesma é parte integrante de todo o sistema.

 

Conheça as causas e as soluções

Bolhas são normalmente causadas por ajustes de processo, como pressão do tampão no objeto, dureza do tampão e em alguns casos há necessidades de aditivo na tinta utilizada.

A formação de estática pode estar relacionada ao simples fato do equipamento não ter o aterramento correto, mas também ao uso de uma tinta não adaptada e produzida com as características para o processo tampográfico.

Uma tinta com alta qualidade e específica para tampografia eliminará boa parte dos problemas citados acima.

Em muitos casos, um problema está relacionado ao outro, pois as características finais de uma impressão dependem de um conjunto de fatores e pelos atributos dos diferentes tipos de substratos impressos.

 

Share This