Produção de etiquetas e rótulos: X soluções para falta de aderência

Produção de etiquetas e rótulos: Conheça as soluções para falta de aderência

jul 28, 2021 | Serigrafia, Tampografia

Não só na produção de etiquetas e rótulos, como em qualquer impressão em geral, a aderência ao substrato e resistência química da tinta aos produtos que serão envasados é um fator essencial para a qualidade do produto final. Uma vez que a marca do cliente poderá ser abalada se as tintas se soltarem por qualquer motivo após a impressão.

No mercado de rótulos e etiquetas, que é um mercado muito competitivo e requer alta qualidade de impressão. Esse tipo de problema deve ser evitado a qualquer custo.

 

Conheça os motivos para a falta de aderência na produção de etiquetas e rótulos

Os problemas de aderência de uma tinta ao substrato podem se dar por vários motivos, desde um filme com um mau tratamento ou mesmo uma tinta de má qualidade. Além de equipamentos defeituosos, com uma radiação UV menor que a necessária.

Para cada motivo acima podemos ter diferentes soluções de aderência no processo de produção de etiquetas e rótulos, desde um tratamento em linha. Para um filme com uma baixa tensão superficial, ou mesmo a utilização de um catalisador específico para ajudar a aderência da tinta ao substrato.

Quando o problema de aderência pode estar relacionado ao equipamento, ou seja, uma lâmpada UV com intensidade insuficiente para a cura da tinta ou um refletor sujo que influencia diretamente na intensidade de raios que chega ao substrato. Para esse tipo de correção, deve-se falar com o fornecedor do equipamento e, ao mesmo tempo, ter uma manutenção preventiva eficiente.

A falta de aderência química também é um problema

A falta de aderência de produção de etiquetas e rótulos vai acarretar um problema tão sério quanto o citado anteriormente. Um problema de resistência química que pode estar relacionada aos mesmos motivos que foram comentados.

Esse problema normalmente pode estar relacionado a uma tinta com uma baixa resistência, que pode ser uma característica da tinta ou pela falta de cura da mesma. As tintas devem ser apropriadas ao suporte, além de serem resistentes aos produtos que serão envasados.

Outro problema está relacionado com a aderência entre camadas de tintas, que pode existir quando há uma incompatibilidade entre duas tintas de fornecedores diferentes; uma vez que, ao usar tintas do mesmo fornecedor é um grande passo para que isso não ocorra. Pois, o mesmo fornecedor tem o conhecimento para evitar esse problema de aderência no processo de impressão de etiquetas e rótulos.

Apesar disso, é possível trabalhar nos diversos processos de impressão de rótulos e etiquetas com vários fornecedores. Contanto que todos os ensaios preliminares sejam feitos e totalmente aprovados.

Teste preliminares sempre devem ser feitos para comprovar as características de aderência e resistência química aos produtos que serão envasados, uma vez que a gama de suporte em rótulos e etiquetas é muito ampla.

Share This