A sublimação é um processo químico de termotransferência em que a tinta de sublimação líquida impressa no papel sublimático se torna sólida. Quando submetida a altas temperaturas, com a utilização de prensas térmicas ou calandras, a tinta se transforma em gás, aderindo seus pigmentos ao item sublimado e dando vida a um novo produto.
A sublimação possibilita a criação de uma infinidade de tons de cores na personalização dos produtos. Isso porque, tratando-se de um método digital, as cores da tela do computador podem ser reproduzidas no papel sublimático por meio de um perfil de cor, chamado Perfil ICC, configurado na impressora. Após a impressão, a imagem é repassada ao produto final pelo processo de prensagem em alta temperatura.
Lembrando que a tinta de sublimação, o papel e até mesmo a impressora, além do processo de impressão e sublimação, são fatores que influenciam diretamente na reprodução das cores, mesmo com um perfil de cor configurado.
Impressora sublimática
A impressora sublimática é basicamente uma impressora jato de tinta que utiliza tinta de sublimação para impressão em papel.
Papel sublimático
O papel sublimático é um papel próprio para ser utilizado na sublimação e trabalha em conjunto com a impressora. Trata-se de um papel especial, que possui uma fina camada de resina de poliéster na superfície, permitindo a gravação da imagem que você quer estampar e, posteriormente, da passagem dessa imagem para a roupa ou o objeto.
Tinta de sublimação
A tinta de sublimação é diferente da tinta normal usada para impressão, pois quando aquecida projeta as partículas de tinta no poliéster do papel. Dessa forma, quanto melhor a qualidade do papel que você usar, mais corante ele irá receber e melhor será o seu resultado na sublimação.
Leia também: O que é sublimação?
Tecidos utilizados para o processo de sublimação
A sublimação de tecidos é feita apenas com a presença de poliéster (fibra sintética) em sua composição. Quanto mais poliéster na composição, melhor será a qualidade e mais vivas as cores estarão na estampa, pois atingem a fibra do tecido. Quanto menor o percentual da fibra sintética, mais desbotada a estampa ficará.
Em materiais compostos apenas por fibras naturais, sejam de origem animal ou vegetal, a sublimação direta não acontece, a imagem fica apagada.
Lista dos tecidos 100% poliéster mais conhecidos
Helanca
É ideal para materiais promocionais e divulgação, servindo perfeitamente também para a confecção de uniformes esportivos. Nesses casos, a estampa fica vibrante, com coloração intensa, e o material dura enquanto o tecido durar.
Chiffon
É um tecido leve, fino e que possui uma transparência. É muito usado para camisas femininas e vestidos.
Microfibra
Alia conforto e caimento. A microfibra apresenta boa resistência, além de secagem rápida e isolamento térmico. Amassa pouco e não precisa ser passada. É utilizada na confecção de roupas, em geral, mantas e cobertores.
Neopreme
É um tecido bem flexível, com ótima elasticidade e resistência, além de ser isolante térmico. Muito utilizado para a confecção de roupas esportivas, saias, vestidos, ternos, bolsas térmicas e brindes em geral.
Cetim
Tecido delicado e leve, com brilho. Utilizado na confecção de vestidos de noite e blusas, devido ao seu ótimo caimento.
Crepe
Tecido de alta durabilidade, macio e com bom caimento, além de ser fácil de lavar e passar. Saias, vestidos, casaquetos e calças são confeccionadas com esse tecido.
Gabardine
Tecido com excelente toque e maleabilidade. Ideal para a confecção de calças, blazers e paletós.
Oxford
Tecido muito versátil, utilizado em toalhas para mesa, cortinas e forros, cenários e eventos.
Dry fit
Tecido extremamente leve, excelente para a prática de esportes devido à absorção de umidade e isolamento térmico.
Outras possibilidades para uso do processo de sublimação
É possível reproduzir a técnica, com tinta de sublimação, em diversos tipos de produtos, como:
- Canecas
- Almofadas
- Chinelos
- Mouse pad
- Azulejos
- Relógios
- Mochilas
- Necessaire
- Lixo de carro
- Ecobag
- Máscara
- Bolsa térmica
Para saber mais sobre este e outros processos, continue acompanhando os artigos do nosso blog!