Uma grande variedade de mídias pode ser impressa nas impressoras de grande formato, em especial com cura UV de mesa plana. Essa variedade inclui materiais de impressão padrão e também não padronizados.
Qualquer que seja a natureza, todas as mídias impressas devem ser manuseadas com cuidado para garantir que permaneçam em boas condições para venda e uso.
Existe uma ampla variedade de materiais, é impossível fornecer manuseio detalhado e sugestões para cada tipo, mas abaixo estão algumas dicas gerais de manuseio que podem ser aplicadas a maioria dos materiais.
Remoção da mídia da mesa de vácuo
O vácuo deve ser desligado quando a impressão estiver concluída e o carro de impressão começar a voltar à sua posição de estacionamento. Deve-se ter cuidado, pois quando o vácuo é liberado, a mídia é mantida pressionada apenas pelo seu peso e pode levantar da mesa.
Para materiais como PS com menos de 1 mm ou Fuan, é melhor esperar até que o carro de impressão tenha completamente estacionado antes de liberar o vácuo, pois a mídia pode subir o suficiente para raspar nas cabeças de impressão.
Se uma fita foi utilizada para aderir à mídia, remova-a antes de tirar a mídia da mesa, tomando cuidado também para não remover a superfície da mídia.
Cuidado ao levantar pesos substancialmente maiores e folhas de material fora da mesa, pois a superfície traseira da mídia pode ser arranhada se arrastada. Isso é especialmente importante ao usar materiais claros com luz de fundo, pois danifica a superfície que pode ser vista no lado de visualização. Os materiais a serem impressos em frente e verso também devem ser manuseados com cuidado ao virar. A ajuda de uma segunda pessoa é importante para que não danifique a mídia impressa.
Tratamento
As áreas impressas e não impressas podem apresentar marcas de oleosidade dos dedos se tocadas com mãos. Sugerimos o uso de luvas de algodão limpas e sem fiapos sempre que manusear mídias antes e pós-impressão.
Impressões tipo fantasma que ficam em áreas sem imagem geralmente podem ser removidas com álcool isopropílico esfregando levemente com um pano de algodão macio, limpo e seco.
Leia também: Impressão UV: Controle de iluminação da sala de Impressão
Refilar e corta mídia impressa
Algumas mídias impressas requerem ferramentas e dispositivos especiais para cortar, importante buscar informações junto ao fornecedor da mídia. Porém a mídia comum, geralmente pode ser refilada e cortada com um estilete afiado e uma borda reta. Troque as lâminas com frequência, especialmente ao cortar materiais mais rígidos. Os materiais com espessura de até 3 mm geralmente podem ser cortados marcando primeiro e dobrando na marcação.
Se a adesão for baixa na mídia impressa, corte o material no tamanho desejado e imprima até sangrar. Uma máquina de corte de mesa pode fornecer um corte mais limpo do que o estilete. Além disso, recomenda-se efetuar o corte após 24h, pois a tinta está no processo de cura.
Materiais que arranham facilmente como acrílico transparente, se possível, devem ser pré-cortados ou cortados com os protetores filme.
Armazenamento
O material impresso deve ser armazenado em racks individualmente, se possível. Se os racks não estiverem disponíveis e a mídia impressa precisar ser empilhada, deve ser empilhada na borda em vez de empilhada na parte superior de outras mídias impressas. Isso permite que a tinta continue melhor o processo de cura pós-impressão.
Deixar as peças impressas empilhadas por algumas semanas ou mais pode ocasionar um efeito fantasma de imagem no verso do material, principalmente em materiais à base de poliestireno.