Impressão UV: Controle de iluminação da sala de Impressão - Marabu do Brasil

A impressão UV vem ganhando espaço no mercado a cada ano, devido à necessidade de entregar uma maior qualidade e durabilidade no produto final. As tintas UV podem ser utilizadas em diferentes substratos e têm como um dos benefícios a secagem rápida por conta do uso da luz ultravioleta.

Dentro do mercado de impressão, é comum que as tintas UV sejam utilizadas para impressão feita em tecido para fins comerciais, como fly banner. Esse tipo de tinta garante a alta durabilidade em ambientes internos, onde há a exposição ao sol, chuva e vento.

Impressão UV e suas aplicações

A tinta de cura UV tem alta aderência em substratos flexível e rígidos. Podemos levar em consideração a impressão UV em: vidro, acrílico, lonas, PVC, adesivos e outros.

Como dissemos, é possível fazer a impressão em tecidos para fins de divulgação de novos produtos, serviços ou até mesmo uma nova empresa. Porém, é preciso observar a composição do tecido. A preferência é para tecidos sintéticos, pois a presença de algodão na composição pode gerar problemas de durabilidade.

Como funciona a impressão com tintas UV?

As tintas UV são curadas quando expostas à luz ultravioleta de amplo espectro (UV). A cura da tinta depende do comprimento de onda da luz, intensidade e duração da exposição. As tintas de boa qualidade possuem boa cobertura com uso de uma pequena camada de tinta, com isso a cura é otimizada e despende menor consumo de energia.

Mas há um ponto importante! As cabeças de impressão podem ser danificadas caso a tinta cure na base delas, o que chega a ocasionar obstrução dos bicos injetores. Por esse motivo, recomenda-se limitar a exposição da impressora à iluminação com luz UV de amplo espectro.

Leia também: Como lidar com a eletricidade estática na impressão

Especificação de iluminação da sala

É importante limitar a iluminação UV na área onde ocorre a manutenção dos cabeçotes de impressão, pois é o local em que os cabeçotes de impressão têm maior exposição à iluminação da sala.

As possíveis fontes de luz para impressão UV são:

  • Janelas e claraboias expostas à luz solar.
  • LED branco frio.

A recomendação é o uso da lâmpada D50 no ambiente de impressão.

Todas as fontes de luz emitem quantidades variáveis de luz UV (ultravioleta). Lâmpadas fluorescentes usadas em casa e escritório não produzem uma quantidade perigosa de luz ultravioleta, mas a exposição prolongada ainda pode curar a tinta UV.

As lâmpadas fluorescentes emitem uma pequena quantidade de UV, sendo muito menor que a quantidade produzida pela luz do dia natural e, portanto, é a escolha preferida no ambiente da impressora.

Deve-se evitar o uso de luz LED brilhante ao redor da impressora UV, bem como a incidência de luz solar sobre a impressora.