Como manusear a mídia após a impressão - Marabu do Brasil

Uma grande variedade de mídias pode ser impressa nas impressoras de grande formato, em especial com cura UV de mesa plana. Essa variedade inclui materiais de impressão padrão e também não padronizados.

Qualquer que seja a natureza, todas as mídias impressas devem ser manuseadas com cuidado para garantir que permaneçam em boas condições para venda e uso.

Existe uma ampla variedade de materiais, é impossível fornecer manuseio detalhado e sugestões para cada tipo, mas abaixo estão algumas dicas gerais de manuseio que podem ser aplicadas a maioria dos materiais.

Remoção da mídia da mesa de vácuo

O vácuo deve ser desligado quando a impressão estiver concluída e o carro de impressão começar a voltar à sua posição de estacionamento. Deve-se ter cuidado, pois quando o vácuo é liberado, a mídia é mantida pressionada apenas pelo seu peso e pode levantar da mesa.

Para materiais como PS com menos de 1 mm ou Fuan, é melhor esperar até que o carro de impressão tenha completamente estacionado antes de liberar o vácuo, pois a mídia pode subir o suficiente para raspar nas cabeças de impressão.

Se uma fita foi utilizada para aderir à mídia, remova-a antes de tirar a mídia da mesa, tomando cuidado também para não remover a superfície da mídia.

Cuidado ao levantar pesos substancialmente maiores e folhas de material fora da mesa, pois a superfície traseira da mídia pode ser arranhada se arrastada. Isso é especialmente importante ao usar materiais claros com luz de fundo, pois danifica a superfície que pode ser vista no lado de visualização. Os materiais a serem impressos em frente e verso também devem ser manuseados com cuidado ao virar. A ajuda de uma segunda pessoa é importante para que não danifique a mídia impressa.

Tratamento

As áreas impressas e não impressas podem apresentar marcas de oleosidade dos dedos se tocadas com mãos. Sugerimos o uso de luvas de algodão limpas e sem fiapos sempre que manusear mídias antes e pós-impressão.

Impressões tipo fantasma que ficam em áreas sem imagem geralmente podem ser removidas com álcool isopropílico esfregando levemente com um pano de algodão macio, limpo e seco.

Leia também: Impressão UV: Controle de iluminação da sala de Impressão

Refilar e corta mídia impressa

Algumas mídias impressas requerem ferramentas e dispositivos especiais para cortar, importante buscar informações junto ao fornecedor da mídia. Porém a mídia comum, geralmente pode ser refilada e cortada com um estilete afiado e uma borda reta. Troque as lâminas com frequência, especialmente ao cortar materiais mais rígidos. Os materiais com espessura de até 3 mm geralmente podem ser cortados marcando primeiro e dobrando na marcação.

Se a adesão for baixa na mídia impressa, corte o material no tamanho desejado e imprima até sangrar. Uma máquina de corte de mesa pode fornecer um corte mais limpo do que o estilete. Além disso, recomenda-se efetuar o corte após 24h, pois a tinta está no processo de cura.

Materiais que arranham facilmente como acrílico transparente, se possível, devem ser pré-cortados ou cortados com os protetores filme.

Armazenamento

O material impresso deve ser armazenado em racks individualmente, se possível. Se os racks não estiverem disponíveis e a mídia impressa precisar ser empilhada, deve ser empilhada na borda em vez de empilhada na parte superior de outras mídias impressas. Isso permite que a tinta continue melhor o processo de cura pós-impressão.

Deixar as peças impressas empilhadas por algumas semanas ou mais pode ocasionar um efeito fantasma de imagem no verso do material, principalmente em materiais à base de poliestireno.