Impressão de cartões: Como as tintas da Marabu evitam a formação de estática

Impressão de cartões: Como as tintas da Marabu evitam a formação de estática

out 2, 2020 | Serigrafia

A formação de estática no filme da tinta para impressão de cartões está relacionada à distribuição de cargas elétricas existentes na superfície dos substratos, como o PVC, por exemplo, que é a base dos cartões plásticos.

Essas cargas elétricas podem causar problemas de pulverização, névoa e, consequentemente, a falta de definição nas imagens impressas. Nos casos mais críticos, podem provocar falta de aderência e de alastramento do filme de tintas, apresentando furos e bolhas.

O simples fato do atrito do rodo com a tela de impressão pode ocasionar um problema relacionado à formação de cargas estáticas do substrato. Então, um equipamento bem aterrado evitará a formação de carga estática proveniente desse atrito do rodo x tela (nylon).

Além disso, a temperatura ambiente, assim como a umidade do ar, são outros fatores que agem de forma negativa na característica dessa carga estática nos substratos e tinta.

Tinta para impressão de cartões

Quando falamos de tintas para impressão de cartões plásticos é necessária uma formulação com um perfeito balanceamento de solventes com secagem rápida e lenta.

Isso é fundamental para adequação ao processo de impressão, podendo ajudar a minimizar ou mesmo eliminar os problemas causados pela estática superficial do substrato.

Como a Marabu atua nesse sentido?

Resinas, aditivos e pigmentos de alta qualidade utilizados na Série Mara® Flex FX contribuem para um alastramento excelente, alto brilho e acabamento impecável para uma perfeita laminação.

A tinta Mara® Flex FX garante que o processo de impressão de cartões se realize de uma forma estável e que não contribua para aumentar ainda mais os problemas de estática, sendo assim mais um aliado para o processo produtivo.

Com uma secagem balanceada, evita-se a secagem em demasia, que é um fator agravante para o aparecimento de problemas de estáticas no filme da tinta impressa.

O poder dos auxiliares para uma impressão de qualidade

Além da linha Mara® Flex FX possuir um balanceamento perfeito para o segmento de impressão de cartões plásticos, existem auxiliares que também podem ser utilizados para cada situação e processo de impressão. Eles minimizam ainda mais qualquer defeito causado por um substrato com problemas de estática e contaminações diversas.

Leia também: Processo de Serigrafia: 7 pontos importantes para impressão de cartões

Detalhes importantes

Máquinas com alta velocidade de impressão requerem uma secagem mais rápida da tinta. Enquanto isso, máquinas mais lentas devem ter uma tinta com secagem mais lenta e muito bem balanceada para que não haja problema de secagem na tela no momento da impressão.

Isso causa entupimento e falhas nas imagens impressas. Ao mesmo tempo, após a impressão de cartões ser realizada, deverá ter uma velocidade de secagem do filme da tinta que atenda as demandas das altas produções, como é característico dessa indústria.

Outra característica fundamental nesse mercado de impressão é que a tinta tenha uma laminação perfeita ao overlay e atenda as normas nacionais e internacionais de laminação. Isso é um dos fatores básicos, mas, ao mesmo tempo, primordial para a segurança das informações impressas.

Além de aceitar a sobreposição das impressões serigráficas, é fundamental que esse tipo de tinta também aceite a sobreposição de tintas offset, uma vez que impressões em cartões plásticos podem ser feitas, em grande parte, em diferentes sistemas de impressão gráfica.

A série de tinta Marabu Mara® Flex FX foi desenvolvida e aprovada em todos os testes específicos mais rígidos exigidos pelos clientes. Para saber mais sobre nossas tintas, conte com a ajuda de um de nossos revendedores.

Share This