O processo de impressão industrial precisa ser feito com muita atenção, visto que algumas falhas podem ter um efeito negativo na reputação da marca de uma empresa.
Desse modo, cuidar da qualidade do material impresso é fundamental para garantir uma boa apresentação do produto.
Por essa razão, listamos os erros mais comuns na impressão industrial e o que fazer para evitá-los no seu dia a dia.
1.Desperdício de material
O desperdício com impressões costuma gerar custos desnecessários, contudo, eles podem ser evitados a fim de gerar economia no final do mês.
Não é à toa que evitar o desperdício significa redução de custos, o que é um fato que deve ser considerado nas empresas que buscam reduzir gastos consideráveis com materiais de impressão.
Sendo assim, é importante estar atento ao processo como um todo, buscando descobrir onde se está errando e consertar a falha o quanto antes.
Criar um mecanismo de controle é uma das alternativas que pode ajudar, isso trará mais economia e evitará aborrecimentos no processo de impressão industrial.
2. Manipulação inadequada das tintas
A manipulação inadequada das tintas é um erro que pode acarretar problemas permanentes em todo o processo de impressão, levando até mesmo à perda do material impresso e a insatisfação do cliente.
Sendo assim, fazer uso dos boletins técnicos das tintas pode melhorar muito a produtividade e qualidade do trabalho de impressão industrial como um todo. É por isso que utilizar a tinta correta, com aditivos certos e manipulá-la com orientação do fabricante, são procedimentos necessários e muito eficazes.
Recomenda-se ter por perto uma tabela com informações sobre as tintas utilizadas, como no caso da serigrafia, seja para sanar alguma dúvida relativa à aplicação, ou para conferir o tempo certo de secagem das mesmas.
3. Falha nos textos vazados
Nos textos vazados, onde a cor clara fica sobre um fundo escuro, é recomendado que o tamanho da fonte seja maior que 7 pontos.
Tenha em mente que fontes light, linhas muito finas ou tamanhos inferiores a 7 ocasionam perda de definição e “borrados” escuros sobre o texto, o que dificulta o entendimento e a leitura.
4. Má qualidade de insumos
O primeiro passo antes do início de qualquer impressão, é analisar se existe a necessidade de fazer uma avaliação do substrato a ser impresso, se ele precisará de um tratamento (flambagem, corona, plasma), uma simples limpeza com algum tipo de produto, ou mesmo a aplicação de um primer para aderência.
Ao fazer essas considerações iniciais, é possível reduzir uma grande parte dos problemas em sua impressão industrial, visto que a falta de tratamento do substrato leva à falta de aderência.
Como reduzir esses 4 problemas de forma prática e eficaz?
No processo de impressão industrial é muito comum que essas falhas aconteçam, mas a boa notícia é que sempre é possível resolver.
Com procedimentos eficientes, é pode-se reduzir significativamente cada um desses erros, o que trará economia e praticidade na execução do trabalho.
É por isso que escolher um fornecedor de tinta industrial para demandas específicas do mercado é algo que precisa ser levado muito a sério.
Afinal, contar com insumos de altíssima qualidade, tintas que atendem aos seus requisitos é muito importante.
Muitos quesitos precisam ser avaliados antes da decisão final, e é por esse motivo que os clientes da Marabu têm à disposição inúmeros benefícios.
Na Marabu você encontra:
- Certificação ISO
- Tintas livres de metais pesados
- Especialistas disponíveis para suporte e treinamento técnico
- Padrão em suas cores
- Controle rigoroso de qualidade
e muito mais!
A Marabu sabe que a cor é muito mais que um detalhe em um produto, ela representa a essência de uma marca ou empresa.
Na Marabu, você tem a garantia de receber sempre a mesma cor, independente da repetibilidade de lote.
Não é à toa que sempre nos dedicamos em entregar o melhor em eficiência para o seu negócio.
Gostou desse artigo? Acesse o nosso site e confira outros artigos para saber mais sobre o assunto.