Para a impressão de rótulos e etiquetas, uma tinta de qualidade é fundamental a fim de garantir o resultado final do trabalho impresso. A Marabu tem uma série de tinta serigráfica rotativa UV para impressão em rótulos e etiquetas que atendem todas as necessidades de mercado.
A UltraRotaScreen UVRS é uma tinta universal para impressão rotativa com alta resistência e foi especialmente desenvolvida para o mercado de rótulos e etiquetas.
Por ser uma tinta universal, pode ser aplicada em filmes de Polietileno (PE) e Polipropileno (PP) pré-tratado com corona ou top-coating e películas auto-adesivas. Além de películas PET, top-revestido de poliéster, PVC e rótulos de papel.
Fornecedores de filmes
Mesmo com uma aplicação universal, sabemos que cada convertedor tem diferentes fornecedores de filmes. Recomendamos que o tratamento seja mínimo de 42 a 44 dynas para os filmes em PE e para filmes de PP (Polipropileno), tensão superficial de 48 dynas.
Esse pré-tratamento é feito através do processo corona que pode ser em linha mesmo, já pré-tratado do fornecedor. Ele é fundamental para se ter um resultado final perfeito em relação à aderência e à resistência química.
Conheça mais detalhes da série UVRS
A UVRS é uma série pronta para uso, mas a reologia (viscosidade) pode ser ajustada, caso haja necessidade, para cada trabalho com um diluente específico. Mas não há obrigatoriedade de utilização de um diluente.
Como característica, a tinta apresenta acabamento de alto brilho, alta opacidade, altas velocidades de impressão, excelente fluxo de tinta e alto grau possível de alvura.
Além disso, apresenta cura muito rápida, boa cobertura e alta resistência química. Além disso, é indicada para impressão rotativa com telas serigráficas cilíndricas de Gallus Screeny® e Stork Screens RotaMesh®.
Após o filme de tinta impressa totalmente polimerizado, tem um alta resistência química e mecânica e oferece uma boa flexibilidade para corte por meio de faca plana ou ferramentas rotativas.
Leia também: Impressão de rótulos e etiquetas: Às vezes o substrato pode ser o problema
Outras informações importantes sobre as tintas Marabu
Essa série pode receber filmes de Hot Stamping, possuindo grande aderência entre os mesmos. Para impressão sobreposta com tintas flexográficas de cura UV, recomendamos os brancos opacos da série UVSF (sem silicone).
Após a secagem adequada e completa, o filme de tinta exibe excelente adesão, bem como resistência a risco, fricção e resistência a block. Além disso, é altamente resistente a solventes, álcool, suor das mãos, água e enchimentos comuns (perfume e essências, por exemplo).
Uma curadora UV com uma ou duas lâmpadas de vapor de mercúrio de pressão média (150-200 W / cm de energia) cura a uma velocidade web de 25-110 m / min.
Em casos específicos, pode-se utilizar um catalisador para melhoria da aderência e resistência a produtos químicos, conforme citado acima.
Além disso, oferece alto rendimento de cerca de 60-90 m² por kg de tinta, dependendo da malha e substrato selecionado. Uma tinta que atende as normas internacionais sobre produtos perigosos e saúde dos usuários.